Atuação fonoaudiológica na escola

A atuação fonoaudiológica na escola , baseia-se em prevenção e promoção à saúde. Dentro da instituição de ensino o fonoaudiólogo é o parceiro do corpo docente, orientando e auxiliando nas mais variadas situações em que implicam uma abordagem direta e objetiva para os pais, professores, alunos e os demais profissionais envolvidos no funcionamento escolar. O Fonoaudiólogo é o profissional qualificado para detectar os primeiros sinais de distúrbios de aprendizagem, atraso de fala, gagueira, dificuldades auditivas, troca de grafemas e patologias que podem associar-se de forma direta ao desenvolvimento intelectual e social deste aluno.


A atuação fonoaudiológica na escola jamais será terapêutica, porém será notoriamente observado uma melhora significativa do aluno que é acompanhado por uma fonoaudióloga com abordagem escolar ; pois a aproximação do educador e do terapeuta favorece uma abordagem específica para a dificuldade da criança. Podendo ser elaborado atividades específicas que venham favorecer o ganho e a conquista do aprendizado por meio de uma estimulação específica na dificuldade da criança. Um exemplo simples seria a dificuldade da criança em entender as cores e os sons das letras, que quando não aprendidos de maneiras correta a criança consequentemente apresentará uma limitação na produção dos sons ou até mesmo poderá não conseguir emitir este fonema. Muitas crianças apresentam também dificuldades respiratórias como renites ou sinusites de repetição e consequentemente apresentarão lábios entreabertos que ocasionará em línguas mau posicionadas e arcada dentária comprometida.


Todos estes sinais e muitos outros são observados dentro do âmbito escolar e os pais devem ser orientados a procurarem o pediatra ou demais profissionais da saúde para avaliações específicas de cada caso. Até mesmo o lanche que sua criança leva à escola pode interferir de maneira significativa a favorecer ou prejudicar o fortalecimento dos músculos da face que são responsáveis pela produção da fala. O comportamento social das crianças também nos diz muito sobre a forma como eles se percebem no mundo e as alterações psico-social , emocional e comportamental dos transtornos do déficit de atenção e hiperatividade e até mesmo do autismo ou outras alterações neurológicas podem ser detectadas sobre um olhar terapêutico e confirmados com avaliação clinica específica em consultório médico. Desta forma o fonoaudiólogo irá orientar a quais profissionais esta família deve procurar.


O fonoaudiólogo atua de forma direta também junto a equipe de educadores promovendo treinamento e orientação específica para os processos de aprendizado, intervindo também na criação de projetos, palestras e materiais  para desenvolver e otimizar o trabalho do professor com dificuldades específicas. A atuação fonoaudiológica na escola agrega valor incomparável para a instituição de ensino. O trabalho com os professores oferece aos mesmos orientação sobre os cuidados da produção vocal , articulação da fala, oratória, dentre outros. Promovendo a saúde deste profissional e intervindo com prevenção em relação à saúde vocal e auditiva do mesmo; orientando também quanto a articulação fonatória e expressão corporal dele em relação aos alunos.