As inflamações nos seios paranasais e o processo fonatório


As inflamações nos seios paranasais e o processo fonatório estão completamente interligados. Os seios paranasais situam-se anatomicamente no nariz interno e são cavidades que estão localizadas ao lado do nariz interno e comunicam-se por canais. As estruturas  formadoras dos seios paranasais são o maxilar, etmoidal, frontal e esfenoidal. As fossas nasais apresentam uma grande importância na respiração, olfação e fonação.

Dentro do processo respiratório ele apresenta a função de purificação; pois é composto por vibriças em todo seu vestíbulo que purificam o ar. Apresenta ainda a função de antibactericida com a produção de muco. Permitindo ao ser humano uma respiração asséptica e filtrada. O muco nasal atua diretamente sobre as bactérias e alguns medicamentos, as mudanças de temperatura e a diferença de umidade do ar podem afetar o batimento ciliar destas células, afetando diretamente a purificação do ar inspirado.

 Para a qualidade vocal, as caixas paranasais junto com os seios nasais apresentam função direta na fonação, atuando como uma caixa de ressonância e afetando de maneira objetiva na qualidade vocal. A presença de muco ou secreção inflamatória acometem a qualidade vocal, ocasionando mudança na formação da voz. As pregas vocais podem apresentar inflamação e um muco mais espessado, ocasionando tosse, pigarros e consequentemente uma voz com qualidade áspera, rouca , ou ainda de baixa intensidade.

A baixa hidratação, o uso de alimentos que favoreçam o aumento de secreção, o abuso vocal, a falta de conhecimento dos seus limites de intensidade vocal, as noites mau dormidas, o uso demasiado e sem orientação médica de pastilhas e xaropes; podem piorar a funcionalidade da laringe. Em alguns casos o paciente pode apresentar disfonia e em casos mais graves afonia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário