A rouquidão na infância

A rouquidão na infância acontece devido a uma série de fatores desencadeantes da produção vocal desta criança. Na infância muitas crianças apresentam uma produção vocal com esforço, ataque vocal brusco e isto se deve ao fato das brincadeiras realizadas em um grupo maior de crianças, imitação de personagens de desenhos e filmes, competitividade da altura da voz com o barulho do ambiente, fator genético, fator nutricional e ainda doenças anatômicas de base. Existem crianças que desde as primeiras palavrinhas observam-se o tom rouco-áspero de sua voz e devem ser investigados quanto a presença de má formação anatômica, presença de nódulos ou fendas, refluxo gastroesofágico, disfagia, esofagites, faringites ou laringites de repetição e ainda os processo alérgicos.

As crianças ainda podem apresentar esta rouquidão devido aos fatores emocionais que são decorrentes de hiperatividade ou irritabilidade excessiva. A ingestão de líquidos em temperatura gelada , exposição contínua em ambientes com ar condicionado ou ventilador podem ocasionar também à alteração vocal. Em quadros de crianças entubadas por um longo tempo devido a prematuridade ou alterações posteriores ao nascimento, elas podem apresentar também um padrão vocal alterado.


O abuso vocal das crianças deve ser tratado com técnicas específicas para higienização e orientação quanto aos padrões da emissão vocal e conscientização do padrão de produção vocal. A criança precisa entender como acontece a produção vocal, para que a mesma conscientize quanto ao seu problema. Abaixo veja algumas situações que podem favorecer o abuso vocal da criança:

  1. Hidratação inadequada; ou seja a criança que ingere pouco ou quase nada de líquido.
  2. Gritar durante as brincadeiras.
  3. Cantar sem orientação vocal específica.
  4. Ingerir alimentos desprovidos de valor nutricional.
  5. Realizar atividades físicas e conversar ao mesmo tempo.
  6. Tossir com exagero.
  7. Chorar em qualquer situação.
  8. Tentar falar alto em ambientes ruidosos.
  9. Envolver-se em discussões frequentes.
  10. Exposição à ambientes secos e empoeirados.

Se o seu filho apresenta alguns destes sintomas acima, procure um fonoaudiólogo.